Diferentes atores sociais interessados no debate sobre “Comunicação: meios para a construção de direitos e cidadania na era digital” reúnem-se na próxima semana na 1ª Conferência Estadual de Comunicação – a Confecom – Etapa RS. O evento, organizado pela Assembleia Legislativa, inicia terça-feira (17), às 19h, no Teatro Dante Barone.
“Queremos romper com um silêncio histórico sobre comunicação e meios de comunicação no Brasil. Realizar o debate é uma enorme vitória”, afirma o superintendente de Comunicação Social da AL e presidente da comissão organizadora do evento, Celso Schröder. Segundo explica o superintendente, “ao contrário da maioria dos países civilizados, que escolheram o publicamente os sistemas de comunicação adotados, no Brasil nunca houve esse debate”.
Na avaliação de Schröder, o Brasil precisa regularizar o marco regulatório do ponto de vista tecnológico e democrático. “Por exemplo, imediatamente temos que ter uma regulamentação sobre a convergência. A adoção da TV digital não está amparada pela lei de comunicação no Brasil”, analisa.
A mesa de abertura inicia às 19h30, de terça-feira. As atividades têm continuidade quarta-feira (18), a partir das 9h, com a plenária de abertura da etapa estadual da Confecom, bem como para aprovação do regimento interno. Durante a manhã, ocorrem dois painéis, um sobre “produção de conteúdo” e outra sobre “meios de distribuição ”. À tarde, a partir das 14h, inicia o painel sobre “Cidadania: direitos e deveres”. A plenária final será às 17h, com a eleição de 86 delegados que representarão o Estado na 1ª Conferência Nacional de Comunicação, de 14 a 17 de dezembro, em Brasília.
O presidente da comissão organizadora do evento estadual acredita que a conferência é um espaço para que a população comece a “se apropriar do que é dela”. A expectativa, conforme Schröder, é que “acordos e aferições de vontades que serão feitos nessa conferência apontem para necessárias e urgentes políticas públicas”. “A conferência não é simplesmente para debater, mas para orientar o Legislativo e o Executivo na produção de políticas públicas”, reforça.
Inscrições
O evento é aberto ao público interessado no tema. As inscrições serão feitas no local do evento, dia 17, das 19h às 21h; e dia 18, das 8h30 às 14h. Para inscrever-se é necessário apresentar os seguintes documentos:
- Sociedade civil empresarial: carta de indicação da empresa, na qual conste CNPJ e CNAE, atividade principal da empresa, cédula de identidade, cópio do CNPJ e da CNAE. - Sociedade civil: cédula de identidade, CPF ou documento equivalente com foto. - Poder público: carta de indicação do representante, cédula de identidade e CPF.
Mais informações podem ser obtidas no site ou pelo email .
Confira abaixo a programação da Confecom / RS
Dia 17/11
19h - Credenciamento
19h30 - Mesa de Abertura
-Ottoni Fernandes Jr. - Secretaria de Comunicação da Presidência da República -Deputado Ivar Pavan - Presidente Assembleia Legislativa do RS -Deputado Adão Vilaverde - Assembleia Legislativa do RS -Deputado - Francisco Appio - Assembleia Legislativa do RS -Celso Schröder, Presidente da Comissão Organizadora Estadual da Confecom -Clementino Lopes - Coordenador Regional da Abraço/RS -Leonardo Meneghetti - Diretor Regional Sul Grupo Bandeirantes
21h - Encerramento
Dia 18/11
8h30 - Reinicio do credenciamento
9h - Plenária de Abertura da Etapa Estadual da Conferência Nacional de Comunicação - Aprovação do Regimento Interno
9h 30 - Painel 1 – Produção de Conteúdo
- Pedrinho Guareschi - Professor da UFRGS - Marco Antonio Campos - Advogado RBS - Christa Berger - Jornalista e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Unisinos Mediador: Ricardo Haesbert - Assessor da Presidência
11h - Painel 2 – Meios de Distribuição
- José Carlos Torves - Jornalista - FENAJ - Pedro Osório - Jornalista, Presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Piratini - Eduardo Krause - Advogado Mediador: João Mota - Superintendente Geral da Assembleia Legislativa RS Debate
12h30 - Intervalo para almoço
14h - Enceramento Credenciamento da Confecom – Etapa RS
14h - Painel 3 - Cidadania: Direitos e Deveres
- Roseli Goffmann – Conselho Federal de Psicologia – Membro da Comissão Nacional de Organização da Confecom - Celso Schröder – Superintendente de Comunicação Social da Assembleia Legislativa RS - Ricardo Giuliani – Advogado Mediador: Deputado Miki Breier
Debate
15h30 - Intervalo
15h45 - Grupos de Trabalho
17h - Plenária Final - Eleição de delegados à I Confecom
19h - Encerramento |