banner multi
Capa Memória Geral Encontro de blogueiros na capital
Encontro de blogueiros na capital Imprimir
Geral
Escrito por Emmanuel Denauí   
Sexta, 24 de Abril de 2009 - 11:40
blogs

Com o tema: "Bloguismo e Jornalismo: um novo caminho ou mais do mesmo?" ocorreu o primeiro encontro de jornalistas blogueiros da capital gaúcha, na noite do dia 16, na Livraria Letras &Cia, uma iniciativa do blog "Jornalismo B", dos estudantes de jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Alexandre Haubrich, Cristina Rodrigues e Alexandre Lucchese.

Participaram do debate os jornalistas Roger Lerina, colunista do Segundo Caderno e blogueiro do Clic RBS; Marco Weissheimer, do blog RS Urgente e Adriano Santos, responsável pelo blog Cele3uma. "É fundamental tirar o debate só da tela do computador e discutir frente à frente", ressaltou Weissheimer, ao dar início ao encontro. Em sua fala, o jornalista destacou que os blogs podem ajudar a qualificar o trabalho dos grandes meios de comunicação, além "oxigenar" e estabelecer novos canais de comunicação.

Já Lerina explicou que os blogs acabaram com a sua frustração de não conseguir postar com imediatismo as informações que gostaria de divulgar, e destacou que os blogs deram fim à morosidade do jornal impresso. Outro aspecto relevante é que o espaço destinado aos blogs comporta textos maiores e produzidos com mais tempo. O criador do blog do Clic RBS também fez uma referência aos blogs de fora e do centro do país classificando-os como geralmente "liberais e independentes", e demostrou-se satisfeito com o que se faz aqui no sul. Adriano, justificou a existência do blog Cele3uma, que nasceu de uma equipe de três universitários descontentes ao perceberem que muitos acontecimentos ficavam fora das grandes mídias.

Entre os temas discutidos no encontro ganharam espaço os processos gerados por denúncias ou supostas afirmações feitas em blog's, e contaram com a forte participação dos convidados, os quais foram unânimes ao constatar o atraso nacional quanto à valorização do que chamaram de "blogosfera".

Atualmente, o blog deixou de ser uma ferramenta para colocações pessoais, mas de grande cunho social. Geram polêmicas, promovem amplas discussões e acrescentam conteúdo aos que buscam o conhecimento direcionado, seja ele político, ambiental, social ou de amplitude geral; trabalhando com temas do dia a dia ou, simplesmente, destacando as principais notícias do momento. Em função deste leque de opções que o blog permite, surgem processos e acusações contra os blogueiros que não exitam em mostrar seu ponto de vista.

Quando o debate foi aberto para a participação do público, o estudante de Jornalismo do IPA, Gustavo Nunes, questionou sobre o caso do blog "Nova Corja", que acabou na justiça. Weissheimer respondeu dizendo considerar "um absurdo", além de citar o processo que o blog Ponto de Vista, do professor Wladymir Ungaretti, da UFRGS, processado por um fotógrafo de Zero Hora. Lerina não opinou sobre os casos, mas ressaltou: "qualquer cerceamento de imprensa é odioso". Ele acredita que a Justiça brasileira geralmente age de maneira sóbria nesses casos. Já, Adriano é enfático ao afirmar que não acredita na Justiça brasileira e cita o caso de Ungaretti como emblemático. "É pura burrice uma pessoa não aceitar críticas ao seu trabalho... Não confio que a justiça tenha tal compreensão".

O momento atual e o rumo dos jornais impressos, bem como os temas, de grande importância para a sociedade, que ficam fora das páginas dos jornais, como a saúde e ao meio ambiente, também entraram na pauta do encontro. Outro aspecto abordado pelos blogueiros foi em relação à apuração da veracidade das informações discutidas nos blogs. O jornalista Adriano Santos deixou clara a sua visão de que "o blog não cumpre um compromisso jornalístico".Ou seja, não faz parte de sua filosofia a busca de imparcialidade e nem há uma preocupação jornalística com os dois lados da história.

A blogosfera tem muito a discutir sobre a liberdade de manifestação dos blogs onde as denúncias e os posts opinativos ganham espaço. O tema é muito novo, mas merece espaço para ser discutido. "Quero que os blogueiros resistam à cooptação dos blogs pela grande imprensa. Os blogs são um dos meios mais democráticos", ressaltou Roger Lerina, ao encerrar o encontro de jornalistas blogueiros!

 
Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA