banner multi
Capa Memória Geral Mas o que é e-mail mesmo?
Mas o que é e-mail mesmo? Imprimir
Escrito por Edimar Blazina   
Segunda, 15 de Março de 2010 - 10:16

emailAs inovações da internet chegaram ao Brasil e, em 1990, saiu a primeira matéria sobre o novíssimo serviço que viria revolucionar a comunicação no mundo. Adeus fax, telegrama nunca mais, bem-vindo o correio eletrônico.

O mundo digital a cada dia nos proporciona tantas facilidades que, em muitos casos, é quase possível imaginar a vida sem elas. Twitter, Youtube e centenas de páginas da web nos bombardeiam com tantas informações todos os dias, que poucas coisas nos surpreendem. Entretanto, tente voltar no tempo e pensar na inovação que o surgimento dos e-mails causou há 20 anos.

Serviço demorou quatro anos para chegar no país

Em 1990 o jornal da Record anunciava a maior inovação que acabava de chegar ao Brasil: o correio eletrônico. O serviço surgiu em 1986, mas só chegou a terras brasileiras em 1990. Hoje, qualquer pessoa tem acesso a, pelo menos, um e-mail. Chegar ao trabalho, ou apenas acordar e ligar o computador, surgem centenas de mensagens que lotam os e-mails de todos.

Um serviço 24h

Anunciado como um serviço de correios que funciona 24h por dia, o texto da repórter ressaltava para o público a rapidez do serviço e a sua funcionalidade. Naquela época pouco mais de 800 pessoas eram cadastradas no serviço em todo o Brasil. Número que hoje é superado apenas por um pequeno bairro de uma grande capital.

O avô das redes sociais

A principal novidade, que um especialista revela à repórter, era a possibilidade do surgimento de novas amizades, através do novíssimo serviço. Seria uma profecia às redes sociais?

Já naquela época um assunto que rendia pautas eram os casais que se conheciam pela internet, o que hoje não é novidade, mas ainda existe em diversos sites.

Confira o vídeo da primeira reportagem sobre e-mail no Brasil, e veja a evolução da tecnologia em um tempo muito curto.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA