banner multi
Capa Memória Geral Porto Alegre no futuro
Porto Alegre no futuro Imprimir
Escrito por Emmanuel Denauí   
Quarta, 24 de Março de 2010 - 14:50

poa-futuro-05Em comemoração ao aniversário da capital gaúcha, foi inaugurada na segunda-feira, dia 22, na usina do Gasômetro, a exposição "Eu, Porto Alegre, a cidade do futuro". A mostra pode ser conferida das 9h às 21h, de 22 de março a 4 de abril.

Ao todo, são sete espaços que mesclam interatividade e tecnologia para mostrar a cidade de Porto Alegre nos próximos anos. Lá podem ser observadas iniciativas voltadas, principalmente, para a Copa do Mundo de 2014, e que dão ao visitante a sensação de como será a capital dos gaúchos, após a execução de importantes projetos para qualificação do trânsito, transporte (deslocamento urbano), segurança, moradia e revitalização de áreas de cunho histórico; metas de investimentos para incrementar o turismo e suas consequências.

Entre as atrações da exposição estão

Portais da Cidade - É o primeiro espaço da exposição, o qual simula uma estação, por onde os visitantes entram na mostra. Monitores de TVs apresentam todo o projeto. Na saída, uma porta se abre liberando o acesso à exposição.

Pisa - O visitante acessa um ambiente todo azul, onde três grandes telas projetam a imagem de uma gota de água caindo em um recipiente. No teto, canos refletem no piso espelhado a queda da água e seu movimento, criando um ambiente de purificação onde as pessoas fiquem próximas da água.

Porto Alegre + Luz - Um espaço branco circular onde lâmpadas no teto são ajustadas por dimer, sincronizado com o som ambiente, dão a sensação da ampliação da iluminação na Capital. Ao passar as mãos pelo totem, a palavra "luz" surgirá em vários idiomas.

Copa 2014 - O público passa por um enorme gramado de piso sintético com duas telas circulares de 12 metros por 3,4 metros com vinhetas contendo elementos de futebol. No centro do gramado, um totem em forma de bola de futebol deve ser pressionado pelo público, acionando os vídeos com os projetos previstos para a realização do mundial.

Ciclovias - O visitante encontra sete bicicletas com monitores de TV posicionados em frente, mostrando imagens das ciclovias. Ao pedalar a bicicleta e colocar o fone de ouvido, tem a impressão de estar pedalando pelas ciclovias e conhecerá o Plano Cicloviário.

Cais Mauá - Num grande deck , um projetor de 15 metros de comprimento mostra um skyline com imagens da cidade. A cada três minutos, o projetor faz um percurso de 12 horas na imagem do amanhecer até o anoitecer. Junto ao deck, lunetas futurísticas apresentam o vídeo do projeto de revitalização do Cais.

Cidadania - Último espaço da exposição, consiste em uma sala de espelho com piso vermelho onde um vídeo rodando em looping mostra o projeto de mudança das famílias das Vilas Dique e Nazaré, que possibilitará a ampliação da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Pessoas se misturam às imagens do vídeo, rebatidas em vários espelhos, tomando parte da cidade, em um conceito de inclusão.

Fonte: PMPA

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA