banner multi
Capa Memória Geral Ciclo de Debates 2010 aborda as mudanças climáticas
Ciclo de Debates 2010 aborda as mudanças climáticas Imprimir
Escrito por Rafaela Haygertt   
Segunda, 28 de Junho de 2010 - 11:49

DSC03298O Ciclo de Debates 2010 , promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES/RS), discute as mudanças climáticas, além de repensar o desenvolvimento frente ao encontro de Copenhagen.

Em sua 3º edição, abordou o tema Cop 15 - Colapso iminente: verdade ou ficção? O evento ocorreu na Fundação Getùlio Vargas, na última quarta-feira, dia 23, e teve como palestrantes a geógrafa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e o professor de Climatologia da UFRGS, Francisco Eliseu Aquino.

O primeiro a palestrar no encontro foi o professor Francisco Aquino. O cientista falou sobre as mudanças climáticas ao longo da história da terra. Aquino defendeu que falar sobre clima tem uma importância social e cultural muito grande. Segundo o cientista, abril de 2010 foi o mais quente dos últimos 100 anos. "A região sul , depois da região sudeste, é a mais vulnerável do país para desastres naturais", alerta.

A geógrafa Tânia Maria Saussen falou, entre outros temas, dos perigos da ocupação indevida. "Desastres só ocorrem onde existem pessoas", reflete Saussen. "O rio não invade a casa, quem invade o rio é o homem", defende. Saussen ainda lembrou da estiagem de 2005, a maior até agora registrada no Rio Grande do Sul. "O estado teve 45% do seu território escassez de água", lembra.

DSC03290Logo após as palestras, houve um ciclo de debates, mediado pela química Ana Maria Scazzola Cruzat. Mudanças no código florestal, Copenhague e a relação da academia com os órgãos ambientais foram alguns dos temas abordados.

Para Tânia Saussen a mudança no Código Florestal é um absurdo. "Nossa atitude com o meio ambiente é desastrosa", lamenta. A geógrafa culpa as academias de monopolizarem as informações. "O problema é que a academia é metida a besta, só se interessa em publicar as suas pesquisas em revistas cientificas, deixando em segundo plano, a entrega dos resultados para os interessados, como a defesa civil e a prefeitura, ela espera o governo procurar por ela"reclama.

Aquino afirma que as empresas só se interessam em colocar dinheiro em pesquisas que afirmam que o ser humano não é responsável pelo aquecimento global.

Os ciclos de debates 2010 são realizados uma vez por mês. O primeiro ocorreu em 14 de abril e teve como abordou a COP 15, seus avanços, retrocessos e incertezas. Todos os encontros giram em torno do tema: Repensando o desenvolvimento frente ao encontro de Copenhague".

O próximo ciclo acontece no dia 11 de Agosto, às 8h30, também na Fundação Getúlio Vargas. O evento terá como tema as Cidades sustentáveis: alternativas energéticas e de postura. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA