Capa Memória Geral O verão é dos estagiários
O verão é dos estagiários Imprimir
Escrito por Anselmo Cunha
Sexta, 21 de Janeiro de 2011 - 11:19

dados-cieeEm tempos de férias, com todo esse calor e dias lindos, requisitos ideais para uma boa praia e curtição, como estarão as ofertas de estágios? Para saber a Ajor foi até o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) conversar com o gerente de Operações, Lucas baldisserotto, que anunciou boas notícias àqueles que correm atrás de estágio até mesmo na estação do sol.

É verão e a maioria da galera quer aproveitar as férias, curtir a praia, viagens, baladas, e tudo de melhor que o calor da estação pode oferecer. Por outro lado, há alguns estudantes que preferem aproveitar o recesso nas escolas e faculdades para se dedicar ao futuro profissional, através da procura por estágios.

Esses poucos são recompensados com uma menor concorrência pelas vagas ofertadas. Segundo o gerente de operações do CIEE no Estado, Lucas Baldisserotto, a diminuição na procura por vagas de estágio pode chegar a 50% nessa época, "Quem fica na Região Metropolitana consegue um estágio melhor e com mais facilidade porque há menos candidatos disputando as vagas. Aqueles que se 'sacrificam', deixando de viajar nas férias, normalmente são recompensados com melhores oportunidades", garante o gerente.

O CIEE dispõe de dados que apontam um grande número de vagas que ainda não foram preenchidas. Somente na capital são mais de 1.400 oportunidades de estágio disponíveis aos estudantes. Os cursos que abrem portas para conquistar vagas, além do Ensino Médio, essencial, são: Técnico em Administração, Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia, conforme mostra o gráfico. A situação é favorável àqueles que querem garantir uma oportunidade de trabalho, mas desfavorável às empresas que precisam dos estagiários.

Na tentativa de amenizar este problema, o CIEE ainda investe em outras formas de divulgação das vagas, como anúncios em jornais, rádios, e-mails, cartazes e várias outras maneiras de chamar a atenção dos estudantes quanto ao baixo número de concorrentes para as vagas. Além disso, as empresas também investem mais nos estudantes para compensar sua dedicação. "Nessa época também há uma maior valorização dos candidatos pela empresa. Porque aquele estudante que inicia o estágio nessa época de férias faz com que os contratantes vejam nele vantagens como determinação e compromisso", observa Baldisserotto. Outro aspecto que deve ser levado em conta é que muitas vezes, a bolsa-auxílio pode ser maior em função das necessidades de estagiários, neste período, como uma forma de chamariz dos estudantes.

Então, essa é a hora para quem quer conseguir experiência profissional, conhecimento prático na área em que estuda e ainda levar uma grana com isso. Vamos deixar a preguiça de lado, aproveitar as facilidades e o grande número de vagas abertas que o verão traz para conquistarmos o nosso espaço no mercado de trabalho. "O estágio é a oportunidade que o estudante tem de desenvolver prática junto às empresas, a órgãos públicos e a instituições sobre aquilo que ele está aprendendo na teoria", define o gerente do CIEE, que ainda completa: "Procurem o CIEE que a gente tem muitas vagas em aberto e boas possibilidades de um início de carreira sólido, onde a oportunidade é real".