Capa Memória Geral O mundo é das mulheres
O mundo é das mulheres Imprimir
Escrito por Anselmo Cunha
Quarta, 06 de Abril de 2011 - 17:16

nova-mulherPara finalizar com chave de ouro o mês da mulher, por que não procurar saber ainda mais sobre elas? Com o propósito de expandir o conhecimento sobre o universo feminino, a empresa Rohde & Carvalho, especializada em pesquisa de mercado e sediada em Porto Alegre, apresentou ao público, na quinta-feira (31/03), no Santander Cultural, o resultado de várias pesquisas que mostram as principais mudanças do comportamento feminino nas últimas décadas.

Mulheres e a Evolução da Auto imagem Feminina – Mulheres 360º – reúne dados compilados de pesquisas realizadas com 3,5 mil mulheres das classes A, B e C, de 13 a 60 anos, de todo o Brasil. As informações obtidas revelam a forma como as mulheres lidam com relacionamento, família, carreira, independência, entre outros.

É sabido que nas últimas décadas as mulheres vêm tomando cada vez mais espaço no mercado de trabalho, e a pesquisa aponta que 76% das mulheres brasileiras trabalham fora de casa; dessas, 73% são responsáveis por parte do orçamento do lar e 71% são independentes financeiramente. Mesmo com esse alto índice de independência, 78,9% das mulheres entrevistadas continuam achando importante ter "um homem para chamar de seu".

Quem comenta os resultados é a estudante de Jornalismo, Gidiane Oliveira, 24 anos, que faz parte do grupo de mulheres que são independentes. "Me considero independente, pois não preciso de ajuda financeira desde os 17 anos." Comenta a estudante. Porém, Gidiane não vê tanta necessidade de ter um homem ao seu lado, já que pode conquistar tudo sozinha. "Hoje em dia, a função do homem limita-se muito".

A pesquisa também mostra que as mulheres já conquistaram espaços no ensino superior e almejam ocupar cargos no mercado de trabalho. Dados revelam que as mulheres respondem por 56% das matrículas nas faculdades e universidades em 2010. No trabalho 75,2% gostariam de ocupar um cargo de chefia e 92,7% querem estar em constante atualização intelectual. Mesmo preocupadas com a carreira, 89,1% das mulheres entrevistadas consideram importante serem reconhecidas como boas mães, assim como ficar com a família (92,7%).

A apresentação foi seguida de um debate com mulheres formadoras de opinião da sociedade gaúcha, sob o comando da jornalista e apresentadora de TV, Tânia Carvalho. Entre as convidadas estavam Débora Tessler, Clarisse Schwartzmann, Vanessa Marques (da dupla Claus e Vanessa), Maira Caleffi e Cinthya Verri, acompanhada do escritor Fabrício Carpinejar, que desta vez ficou na plateia, pois o dia era das mulheres!