Capa Memória Literário Moacyr Scliar usa chat para lançar novo livro
Moacyr Scliar usa chat para lançar novo livro Imprimir
Escrito por Gidiane Farias de Oliveira
Quinta, 16 de Setembro de 2010 - 17:47

scliar-livroO escritor Moacyr Scliar divulgou o seu novo livro 'Eu Vos Abraço, Milhões' através de um chat promovido pelo Segundo Caderno do jornal Zero Hora, no último dia 15. Gidiane Farias de Oliveira, aluna do 1º semestre de Jornalismo, participou do bate-papo on line e relata para o Universo IPA algumas dicas que o escritor apresentou sobre o novo livro, bem como os conselhos que deixa para os futuros escritores e jornalistas.

O escritor gaúcho, Moacyr Scliar, membro da Academia Brasileira de Letras, médico, morador do bairro Bom Fim de Porto Alegre e ex- aluno do Instituto Porto Alegre (IPA), contou um pouco da história do seu novo livro "Eu Vos Abraço, Milhões", editado pela Companhia das Letras. Segundo Scliar O livro relata a história de um jovem gaúcho que quer mudar o mundo através do comunismo. Não consegue, mas vive muitas aventuras, inclusive amorosas, adianta Moacyr.

A inspiração para a nova obra foi sua própria experiência de jovem. "Eu sempre quis mudar o mundo através da política, um sonho que faz parte da juventude", argumenta Moacyr. Questionado sobre o que acha dos escritores divulgarem seus trabalhos via twitter, e se esse é o futuro da literatura, Moacyr ressalta que "a tecnologia vai mudar nossa forma de escrever e divulgar, mas que, durante algum tempo, os livros conviverão com iPads".

Para os futuros escritores e jornalistas, que estão entrando no mercado de trabalho, Scliar afirma que é fundamental dominar a técnica do texto, e que para isso, deve-se ler bastante, participar de oficinas, e divulgar de todas as maneiras possíveis seus trabalhos, sendo a internet uma boa alternativa para isso.

Com o objetivo de auxiliar a construção crítica, Moacyr sugeriu livros de crônicas como as de Rubem Braga e Fernando Sabino. Também apontou autores como Norman Mailer e Truman Capote. Entre os escritores do Rio Grande do Sul que estão sob a admiração de Moacyr estão: Assis Brasil, Sergio Faraco, Tabajara Ruas e Cintia Moscovich.

Moacyr Scliar estará na feira do livro de Porto Alegre, e se você ficou curioso e quer conhecer um pouco mais desse escritor, dá uma olhada na programação da feira em no site www.feiradolivro-poa.com.br ou twitter: twitter.com/feiradolivropoa

Bate-papo via Twitter

[Comentário de Gidiane]
O primeiro livro que li foi No caminho dos Sonhos, tinha 13 anos. Adoro seus livros, e como futura jornalista, me preocupo com a qualidade das informações que os jovens recebem hj. Que conselho vc dá aos futuros jornalistas e escritores que estão entrando agora para o mercado de trabalho. Abrs

Moacyr: Gidiane, fundamental é dominar a técnica do texto. Para isto, ler bastante, participar em oficinas, divulgar de todas as maneiras possíveis (Internet é uma boa). Abrs. Moacyr

[Comentário de Gidiane]
Existe algum escritor da atualidade que vc admira?

Moacyr: Muitos. Aqui no RS eu citaria o Assis Brasil, Sergio Faraco, Tabajara Ruas, Cintia Moscovich... Abrs. Moacyr

[Comentário de Gidiane]
Vc estará na feira do livro, qual dia vc sabe? Estarei lá para vc autografar meu livro. Um abraço!

Moacyr: Gidiane, vários dias. Dá uma olhada na programação... Abrs. Moacyr

[Comentário de Gidiane]
Qual foi a inspiração para sua nova obra?

Moacyr: Gidiane! foi a minha própria experiência de jovem que queria mudar o mundo através da política... Um sonho que faz parte da juventude. Abrs. Moacyr

[Comentário de Gidiane]
O primeiro livro que eu li foi No caminho dos Sonhos, eu tinha 13 anos. Como futura jornalista, gostaria de dicas de livros que ajudem na minha construção crítica. Abrs

Moacyr: Sugiro livros de crônicas: Rubem Braga, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, L.F.Veríssimo... E autores como Norman Mailer e Truman Capote. Abrs. Moacyr.

Por email Moacyr Scliar responde:

"Gidiane, ficou ótima a matéria! Tenho certeza de que serás uma grande jornalista! Recebe o muito obrigado e o abr. do Moacyr Scliar".