Capa Memória Literário Um lugar no mundo
Escrito por Manoel Canepa
Sexta, 13 de Junho de 2008 - 18:35

20080613_umlugar

Situada na região do Chile, onde se encontra uma das melhores produções vinícolas do planeta, próxima à capital Santiago e ao lado de Viña del Mar, está Valparaiso. Privilegiada com um dos maiores e mais importantes portos do Oceano Pacífico, rodeada por mais de 40 morros que compõem uma geografia completamente peculiar, é hoje uma das maiores atrações turísticas do Chile e da América do Sul.

Fazendo jus ao nome, por sua excentricidade e beleza, quem chega à capital da Província de Valparaíso certamente terá a impressão de estar "aportando" em um lugar único. Colonizada por espanhóis, ingleses, italianos e alemães. O clima cosmopolita da cidade é latente, não apenas pela existência de visitantes dos mais variados países, mas também sua arquitetura, que apresenta verdadeiras relíquias históricas.

Valparaíso, que foi atingida por um terrível terremoto que arrasou a cidade no ano de 1906, foi quase que completamente reconstruída. Desde então, centenas de casas enfileiram-se nos cerros que convergem em direção ao mar. Algumas habitações, montadas às pressas na recuperação pós-tragédia, apresentam materiais inusitados, como por exemplo, casas feitas inteiramente de telhas, que criam formas impressionantes.

É necessário ter muito fôlego para subir ou descer os morros, que certamente é adquirido ao se caminhar nos atraentes becos e ruelas sinuosas, incrivelmente lapidados nas rochas. Outra opção, não menos interessante, é a utilização dos ascensores, espécies de bondinhos que se movimentam por trilhos e fazem o transporte do pé, à algum ponto mais elevado dos cerros, propiciando uma vista geral belíssima.

O porto mescla navios militares imponentes com transatlânticos turísticos modernísimos. Aliás, na região portuária não é pouco comum a visualização de prédios militares antigos, uma vez que Valparaíso é uma importante base da armada chilena. Outro importante órgão que reside na cidade é o congresso nacional do país andino.

O centro da localidade, situado entre os cerros e o porto, é composto também de casas e prédios antigos, que produzem um caráter histórico muito interessante, além de diversas praças que em qualquer momento do dia encontram-se povoadas. No comércio, onde moedas de metal ainda têm valor, destaque para os pescados e frutas, especialidades da região.

Cidade universitária, com efervescência boêmia e artística, Valparaíso também é um importante pólo artístico chileno, talvez um dos principais além da capital Santiago. É muito comum observar-se, inclusive nas ruas, jovens produzindo filmes, bandas de música tocando, peças de teatro sendo encenadas. É também palco de importantes manifestações políticas, algo que, aliás, parece ser inerente ao chileno em geral.

Outro fator que torna Valparaíso uma cidade especial ao visitante é o seu cotidiano. Tendo adotado a tradicional siesta espanhola em sua cultura local, a cidade toda pára no horário do almoço, e só recomeça seu funcionamento a partir das 15 horas, encerrando a sua jornada por volta das 22 horas. É entusiasmante observar pessoas de diferentes faixas etárias à circular em grande número pelas ruas, muito além da nossa conhecida hora do rush.

Caminhar pela orla em companhia de centenas de gaivotas ou sentar-se à beira de um enorme muelle, espécie de trapiche à beira do mar é extremamente meditativo. Para os mais andarilhos é possível inclusive se chegar à Viña del Mar andando, contemplando o Pacífico, que apresenta uma curta faixa de areia e muitas rochas, cenário inspirador.

Não é à toa que o escritor Pablo Neruda escolheu essa cidade como uma de suas moradas. A visitada casa La Sebastiana, localizada no Cerro Florida, onde o poeta morou, tem uma vista privilegiada do porto, de onde se ouve o toque dos navios que aportam em meio à madrugada. Valparaíso sem dúvidas é uma cidade inspiradora.

E por toda a sua história, singularidade e beleza, Valparaíso é uma cidade maravilhosa. Vale a pena conhecê-la!