banner multi
Capa Memória Opinião Visita à Rádio Gaúcha
Visita à Rádio Gaúcha Imprimir
Escrito por Eduardo Malta Oliveira   
Quarta, 22 de Agosto de 2012 - 12:36

AtualidadeA convite do jornalista André Machado, visitei, na última sexta-feira (17/08), a Rádio Gaúcha para acompanhar o programa Gaúcha Atualidade, apresentado pelo próprio André, juntamente com as jornalistas Rosane de Oliveira, com quem divide a apresentação no estúdio, e Carolina Bahia , diretamente de Brasília.

Ao chegar, por volta das 07h30min, o programa estava quase pronto para ir ao ar. Neste momento, André me revelou um segredo, que os ouvintes não percebem. Uma das entrevistas do programa seria gravada e entraria no ar como se fosse ao vivo. Pude acompanhar o momento da gravação, que teve a participação de Carolina Bahia.

Entrevista gravada, o programa está pronto para ir ao ar. Antes de entrar no estúdio, um bate-papo com o jornalista Daniel Scola e com a estudante de jornalismo do IPA, Vanessa Schneider, que atualmente trabalha na emissora. Já no estúdio, conheci a Rosane de Oliveira, simpática, mas com a seriedade que o programa exige.

As 8h10min o luminoso 'on air' se acende, indicando que o Gaúcha Atualidade está no ar. Fico mudo. Sequer me mexo na cadeira para evitar qualquer barulho. Sobre a mesa, os jornais do dia e uma folha onde constam os anúncios, com os horários em que devem ser lidos e os quadros do programa. Na tela do computador, o twitter é presença constante. Intercalada à rede social está a lauda do programa, organizada em blocos. Durante o intervalo, pergunto ao André sobre a importância da rede social. E ele responde que atualmente, os ouvintes auxiliam o programa ao passar diversas informações, incluindo a situação do trânsito

Para iniciar o programa, o assunto é a greve dos servidores federais, comentada por Rosane e Carolina. Na sequência, dois boletins: do trânsito, com o repórter aéreo Mauro Saraiva Jr, e do tempo, com Cléo Kuhn.

Chama a atenção o método de comunicação entre apresentadores e produtores: o MSN. Através do software, André conversa com Carolina Bahia em Brasília. Durante uma das entrevistas, ambos combinam quem irá fazer a próxima pergunta. Um dos produtores também utiliza o MSN para conversar com o apresentador.

O julgamento do Mensalão é destaque, com boletim direto de Brasília. A editoria de economia é tratada ao vivo, no estúdio, pela especialista Giane Guerra, em seguida o repórter Álvaro Andrade traz a agenda dos candidatos à Prefeitura de Porto Alegre.

O massacre dos mineiros na África do Sul foi o assunto que marcou a semana, e por isso ganhou espaço no programa. Rosane de Oliveira ressalta: "foi uma execução sumária. Não houve confronto. Chegaram atirando", ao fazer referência á polícia sul africana, no confronto mais sangrento registrado desde o fim do Apartheid.

Por volta das 9h25min, chega ao fim mais uma edição do programa Gaúcha Atualidade. Com isso, encerra também a minha visita à Rádio Gaúcha. Na seqüência fui conhecer a redação de Zero Hora, guiado por André Machado e Rosane de Oliveira, que foram extremamente cordiais e pacientes durante o tempo em que lá estive, assim como toda a equipe da Rádio Gaúcha.

Esta visita, uma experiência inesquecível, me permitiu divagar e até imaginar que um dia, quem sabe, poderei estar por lá!

Obrigado, equipe do Gaúcha Atualidade!

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA