banner multi
Capa Memória Política A importância da internet para o governo
A importância da internet para o governo Imprimir
Escrito por Anselmo Cunha   
Quarta, 26 de Outubro de 2011 - 16:18

middle1318864468banenr_site_copyO  chefe de Gabinete do governador Tarso Genro e coordenador do Gabinete Digital, Vinicius Wu, palestrou sobre a "Governança democrática e digital e a inovação na administração pública estadual". Wu apresentou ideias do governo sobre o uso da internet para comunicação com o cidadão. O evento ocorreu nesta terça-feira (25/10), no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) e integra a programação da  'Semana do Servidor Público', promovida  pelo governo do Estado do RS.

Para coordenador do Gabinete Digital, as mudanças sociais ocorridas em todo o mundo com o advento da internet mudaram as relações interpessoais e consequentemente a relação da população com o governo. Segundo Wu, cada vez mais as pessoas cobram transparência nas informações relacionadas ao estado. "Não podemos hoje pensar numa forma de governo individualista e fechado. É  preciso ampliar a relação do estado com a sociedade", explicou.

Para saciar essa busca por informações, o coordenador comenta que o governo investe em ferramentas de comunicação com seu eleitorado, como nas redes sociais e nos portais de transparência. Essa forma de prestação de contas permite um maior controle da sociedade sobre os seus governantes, o que dificulta a corrupção. "Um dos principais artifícios da corrupção é a não transparência". Wu destaca que uma forma de evitá-la é através de um controle dos gastos, não só dos órgãos do governo, mas também do eleitorado. E ressalta: "O controle tem que ser fundamentalmente da sociedade". Entretanto, somente disponibilizar as informações na internet não basta. É preciso ir além.

O palestrante comentou sobre a necessidade dos dados estarem ao alcance do internauta de forma clara e objetiva a fim de facilitar a consulta. Segundo ele, o Governo do Estado, em seu primeiro ano de gestão, dedica esforços para que essas mudanças sejam possíveis. "Nós queremos criar um sistema tão abrangente que o cidadão só não vai participar se não quiser", defende o coordenador do Gabinete Digital. Ele também salienta que "o combate a corrupção não é um evento", e deve manter-se constante na sociedade.

As atividades da Semana do Servidor Público prosseguem até domingo.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA