banner multi
Capa Memória Política Conexões Globais 2.0 apresenta painel sobre democracia 2.0
Conexões Globais 2.0 apresenta painel sobre democracia 2.0 Imprimir
Escrito por Anselmo Cunha   
Quinta, 26 de Janeiro de 2012 - 12:12

conexoes-globaisIntegrado ao Fórum Social Temático 2012, o encontro 'Conexões Globais 2.0', debateu, nesta quarta-feira( 25/01), na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, o tema: "Da Primavera Árabe à Internet na Construção da Democracia 2.0". Em pauta, a importância das mobilizações sociais, físicas ou virtuais, na construção de uma nova forma de democracia, mais ampla e com maior participação popular.

A necessidade de se pensar uma nova forma de democracia, ou democracia 2.0, foi defendida pelo coordenador do Gabinete Digital, Vinicius Wu. Segundo ele, o atual sistema passou a gerar um descontentamento de uma camada da sociedade, que sente cada vez mais vontade de participar ativamente da política. E a solução, para Wu, é repensar a democracia de forma a torná-la mais abrangente. "A democracia como conhecemos vem se tornando insustentável para uma crescente camada da população que busca democracia real", defendeu.

Destaque no evento, o músico e ex-ministro, Gilberto Gil, lembrou da luta dos povos árabes pela democracia, através das manifestações conhecidas como Primavera Árabe, e enfatizou a importância da internet nesse processo. Para Gil, a internet pode ser uma ferramenta que permite uma expansão de movimentos sociais. E explica: "A internet vem alargar tudo o que dá vazão ao ativismo".

As críticas às polêmicas leis americanas de combate a pirataria, "Stop Online Piracy Act" (SOPA), e de proteção a propriedade intelectual, "Protect IP Act" (PIPA), tiveram espaço no painel. O jornalista e criador do Le Monde Diplomatique Brasil, Antonio Martins, foi uma das vozes contrárias à tentativa do Congresso Americano de impor as leis sem um debate público para avaliar a opinião da população do país.

O painel contou ainda com a presença da webconferencista espanhola, especialista em Oriente Médio, Olga Rodriguez, e do coordenador geral da Associação Software Livre, Marcelo Branco. Na platéia, além da multidão que lotou o espaço na Casa de Cultura, estavam o presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde, e o governador do Estado, Tarso Genro.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA