Integrado ao Fórum Social Temático 2012, o encontro 'Conexões Globais 2.0', debateu, nesta quarta-feira( 25/01), na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, o tema: "Da Primavera Árabe à Internet na Construção da Democracia 2.0". Em pauta, a importância das mobilizações sociais, físicas ou virtuais, na construção de uma nova forma de democracia, mais ampla e com maior participação popular.
A necessidade de se pensar uma nova forma de democracia, ou democracia 2.0, foi defendida pelo coordenador do Gabinete Digital, Vinicius Wu. Segundo ele, o atual sistema passou a gerar um descontentamento de uma camada da sociedade, que sente cada vez mais vontade de participar ativamente da política. E a solução, para Wu, é repensar a democracia de forma a torná-la mais abrangente. "A democracia como conhecemos vem se tornando insustentável para uma crescente camada da população que busca democracia real", defendeu.
Destaque no evento, o músico e ex-ministro, Gilberto Gil, lembrou da luta dos povos árabes pela democracia, através das manifestações conhecidas como Primavera Árabe, e enfatizou a importância da internet nesse processo. Para Gil, a internet pode ser uma ferramenta que permite uma expansão de movimentos sociais. E explica: "A internet vem alargar tudo o que dá vazão ao ativismo".
As críticas às polêmicas leis americanas de combate a pirataria, "Stop Online Piracy Act" (SOPA), e de proteção a propriedade intelectual, "Protect IP Act" (PIPA), tiveram espaço no painel. O jornalista e criador do Le Monde Diplomatique Brasil, Antonio Martins, foi uma das vozes contrárias à tentativa do Congresso Americano de impor as leis sem um debate público para avaliar a opinião da população do país.
O painel contou ainda com a presença da webconferencista espanhola, especialista em Oriente Médio, Olga Rodriguez, e do coordenador geral da Associação Software Livre, Marcelo Branco. Na platéia, além da multidão que lotou o espaço na Casa de Cultura, estavam o presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde, e o governador do Estado, Tarso Genro. |