banner multi
Capa Memória Política DMAE é alvo de críticas na Câmara Municipal
DMAE é alvo de críticas na Câmara Municipal Imprimir
Escrito por Anselmo Cunha   
Quarta, 28 de Março de 2012 - 17:34

Leonardo Contursi / CMPA

Convidado pelo presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) de Porto Alegre, vereador Beto Moesch (PP), o diretor do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Flávio Presser apresentou, nesta terça-feira (27/03), dados sobre as ações do órgão voltadas para diminuir a poluição dos rios da capital. Sua apresentação, porém, foi alvo de críticas da platéia, formada entre outros, por membros de entidades e organizações ligadas à água na Capital.

Entre as informações trazidas por Presser estavam os dados do Programa Integrado Socioambiental (Pisa), projeto que está em implantação na cidade pelo Dmae. Segundo o palestrante, 80% dos esgotos da capital passarão a receber tratamento com a implantação. O participante do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba, Iduino de Matos acusou o diretor do Dmae de apresentar dados falsos. "O Dmae não possui controle de mais do que 40% dos esgotos da cidade, o que torna os dados não verdadeiros", argumentou Iduino.

Em outro momento, Presser afirmou que a água servida em Porto Alegre é de altíssima qualidade. Um gráfico do Dmae, apresentado por ele, aponta que o Indice de Qualidade da Água Distribuida na capital (IQAD) é de 90 pontos, portanto, acima da média estipulada pelo Ministério da Saúde, que exige 70 pontos. "Os problemas da água distribuída em Porto Alegre não existem", afirmou o diretor. Entretanto foi criticado pelos presentes, que citaram exemplos de comunidades carentes, onde a água vinda das torneiras possui cheiro forte de esgoto.

Agitado, Presser tentou, durante cerca de 15 minutos, responder aos questionamentos feitos durante o encontro. Porém, com a plateia visivelmente insatisfeita, limitou-se a dizer que anotaria as observações  para buscar explicações junto aos técnicos do Dmae. "Todas essas anotações eu vou levar ao Dmae, que  é uma entidade transparente. Nós vamos averiguar tudo que foi tratado aqui", ressaltou o diretor.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA