banner multi
Capa Memória Política Associações de moradores reclamam das obras para a Copa
Associações de moradores reclamam das obras para a Copa Imprimir
Escrito por Anselmo Cunha   
Quarta, 13 de Junho de 2012 - 22:05

imagem31703As associações de moradores dos bairros Mont' Serrat e Boa Vista aproveitaram uma reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosman) da Câmara Municipal de Porto Alegre (CMPA) para reclamar de obras realizadas na região sem aviso à população. A reunião tinha como pauta apresentar os impactos ambientais das obras da Copa do Mundo 2014, porém dedicou seu tempo a ouvir os moradores dos bairros afetados e buscar novas alternativas para a situação.

A principal preocupação de quem mora nas imediações da Rua Anita Garibaldi é o impacto ocasionada por uma trincheira na via, além do asfaltamento no entorno da Praça Japão. As associações de moradores afirmam que as obras serão prejudiciais para a circulação de pedestres na região. Além disso, reclamam que não foi realizada uma audiência pública para discutirem o projeto com a prefeitura. "Nós também queremos ser consultados sobre a realização de obras em nosso bairro", comentou a vice-presidente da Associação de Moradores e Amigos da Praça Japão, Anna Luiza Barbosa.

Também participou da reunião, o secretário adjunto de Planejamento, Francisco Dornelles que explicou o motivo da não realização da Audiência Pública. Segundo ele, o Plano Diretor de Porto Alegre já continha a previsão do alargamento na rua Anita Garibaldi e não precisaria realizar uma nova audiência para debater o projeto. O secretário comentou também que o motivo das mudanças no local são para facilitar o fluxo de veículos pela região, devido ao número cada vez maior de carros na Capital. "Existe uma demanda grande de veículos e o executivo precisa procurar gerar espaço para eles circularem", afirmou Dornelles.

Para buscar uma resolução para os problemas será realizada uma Audiência Pública com os moradores, no dia 25 de junho, na Igreja Mont'Serrat, às 19h. A Câmara Municipal encaminhará também um ofício ao prefeito José Fortunati para que suspenda as obras até o dia da reunião. Os moradores também solicitaram que uma pré-visualização do projeto e os seus impactos na região sejam apresentados na audiência.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA