banner multi
Capa Memória Política FSM reúne movimentos de esquerda para avaliar os 10 anos do encontro
FSM reúne movimentos de esquerda para avaliar os 10 anos do encontro Imprimir
Escrito por Rafaela Haygertt   
Quarta, 27 de Janeiro de 2010 - 18:49

fsmCerca de 10 mil pessoas participaram da passeata de abertura do Fórum Social Mundial (FSM), na tarde de segunda-feira, 25 de janeiro, com inicio na Avenida Borges de Medeiros até a Usina do Gasômetro, às margens do Rio Guaíba. Nesta edição comemorativa aos seus 10 anos, o evento expõe as transformações da esquerda na última década e se estenderá até o dia 29 de janeiro.

O primeiro FSM aconteceu em 2001, e o seu objetivo é promover um encontro internacional com pessoas de diferentes ideologias, para discutir os rumos do planeta. Até 2005, foi realizado em Porto Alegre, mas passou a ser itinerante para atingir um público maior.

O FSM deste ano retorna a sua cidade natal, com a missão espinhosa de provar que não é só uma troca de idéias, ou uma reunião, mas um encontro que pode se tornar um grande movimento de ação. A sua estrutura prevê uma mobilização global. O objetivo é contribuir coletivamente para os debates dos diversos Fóruns que acontecem em 2010. Outro diferencial é que acontece no Território Social Mundial, uma área delimitada que inclui a Capital e as cidades metropolitanas: Canoas, Sapucaia, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapiranga e Gravataí.

"O fórum precisa discutir um novo sistema econômico, social, e governamental", acredita o mecânico Vicente Leitão Flores, um dos participantes da atividade. " Mas precisa se modificar um pouco", avalia.

A acadêmica de Letras, de Caxias do Sul, Camila Marcarini, acredita que o é uma articulação de todos que lutam por um mundo melhor. "A grande diferença das atividades deste para os outros anos, é o tema das discussões, que pretendem avaliar a trajetória do movimento", assegura.

Entre as diversas autoridades políticas que estarão prestigiando a 10ª edição, está o presidente Lula, que participa de um evento no Ginásio Gigantinho, na terça-feira, dia 26, às 18h00, juntamente com as candidatas à presidência da República, Dilma Russef, que acompanha o presidente Lulla, e Marina Silva.
A senadora também participará de um debate na quarta-feira, 28 de janeiro, no Armazém 7 do Cais do Porto, com o tema 'Novos parâmetros para o desenvolvimento'.

Entre os intelectuais de destaque estão os jornalista francês Bernard Cassen, o português Boaventura de Souza, e um dos idealizadores do FSM, Sérgio Haddad.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA