banner multi
Capa Memória Política Marina Silva participa do FSM e confirma presidente da Natura como vice
Marina Silva participa do FSM e confirma presidente da Natura como vice Imprimir
Escrito por Rafaela Haygertt   
Sexta, 29 de Janeiro de 2010 - 16:14

marina-fsm

A pré-candidata à presidência da república, a senadora, Marina Silva (PV-AC) , participou de um debate nesta quinta-feira, 28 de janeiro, no Armazém 7 do Cais do Porto, sobre os novos parâmetros para o desenvolvimento.

Além da senadora, o professor da Universidade de Coimbra, Boaventura Souza Santos e Oded Grajew, presidente emérito do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, participaram do debate como mediadores.

Marina fez um discurso ameno e ressaltou a importância de se respeitar as diferenças e aprender a dialogar com as diferentes culturas. Entre outros assuntos a senadora falou de crise econômica, aquecimento global e sustentabilidade.

"Esse modelo civilizatório está em crise, tem que haver uma mudança de paradigma. Não dá pra pensar o futuro sem pensar em sustentabilidade", acredita a pré-candidata à presidência.

Para a ex-ministra do Meio Ambiente, a política econômica usada para levantar os países atingidos pela crise deveria ajudar os 20% da população mundial que vive abaixo da linha da pobreza. "A crise sempre existiu para os que não podem, não sabem e não têm", lamentou.

"Não sou daqueles que discriminam ideias e opiniões". E apontou os líderes Mandela e Martin Luther King, como "personalidades que lutaram para acabar com a discriminação de raças na África do Sul e nos Estados Unidos". E enfatizou: "Não podemos abandonar idéias por causa dos pragmáticos".

"A Política Ambiental do presidente Lula não abriu os olhos para a sustentabilidade"

Logo após o pronunciamento da senadora, o microfone foi aberto para perguntas. Como faltou luz, Marina não pode responder a todas e foi embora mais cedo, depois de ter conversado com a imprensa. Nas declarações, a senadora pelo Acre confirmou que pretende se candidatar à eleição presidencial, e que terá como vice, Guilherme Leal, presidente da Natura, empresa de cosméticos conhecida por sua campanha pró- preservação do meio-ambiente. O empresário integra o PV desde o ano passado.

Marina também disse que, mesmo não tendo conseguido o apoio do PSOL, respeita a posição do partido e salientou que "Apesar de uma aliança mais formal não ser possível, estaremos juntos e tentaremos eleger Heloisa Helena novamente para o senado".

Já sobre as políticas ambientais do governo Lula, Marina, que foi ministra do Meio Ambiente, de janeiro de 2003 a maio de 2008, criticou a falta de visão do governo em relação à gestão ambiental. Para ela "As políticas ambientais não foram capazes de integrar os critérios de sustentabilidade em todos os setores da administração".

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA