banner multi
Capa Memória Política Eleições 2012 IPA recebe candidato Villa
IPA recebe candidato Villa Imprimir
Escrito por Ana Paula Maciel e Carlos Tiburski   
Quarta, 26 de Setembro de 2012 - 00:25

villaO candidato da Frente Popular à prefeitura de Porto Alegre, Adão Villaverde (PT-RS), ou apenas Villa, nome usado em campanha, conversou com alunos e professores do IPA, nesta segunda-feira (24/09). Ganharam destaque os temas: educação e mobilidade urbana, conforme definição institucional, além de segurança, saúde e sustentabilidade, entre outros.

O encontro ocorreu no Auditório Oscar Machado e contou com a presença do candidato à vice-prefeito, Coronel Bonetti, do reitor do Centro Universitário Metodista do IPA, Roberto Pontes da Fonseca, da professora e coordenadora do curso de Administração de Empresas, Claudia Stadtlober e da mediadora, professora de Ciência Política, Gracy Keim.

Trajetória política

Inicialmente Villa falou de sua trajetória política no PT, da atuação como presidente da Assembléia Legislativa e também da sua profissão como professor e engenheiro projetista, atuante por 25 anos em Porto Alegre, tempo em que pode conhecer a cidade e aprender a lidar com os problemas. "Aprendi nas minhas atividades que três coisas são imprescindíveis: diálogo, consistência e planejamento", explicou.

Apoio financeiro governos

O candidato quer aproveitar o bom momento do partido, nos níveis estadual e federal, para buscar apoio do governador Tarso Genro e da presidenta, Dilma Rousseff. Através dos financiamentos dos dois governos o candidato ressalta que investirá em projetos de atenção básica à saúde, educação, meio ambiente, segurança e habitação.

Para discorrer sobre as suas propostas, Villa, dividiu a sua fala em dois momentos, e abordou inicialmente as questões emergenciais, seguidas das estruturais. Para Villa, são questões que carecem de soluções emergenciais: a saúde, a educação, o transporte coletivo e a segurança.

Cidade Sustentável

Entre os projetos que Villa denominou 'estruturantes' estão os que vão garantir uma cidade: sustentável, saudável, da inovação, segura e da diversidade. Quando o tema é sustentabilidade, o candidato incluiu a questão do lixo, e prometeu inovar políticas que considera 'superadas'. Entre as propostas está a de transformar o 'lixo em luz', com a construção de ecoparques. "Com 10 ecoparques poderíamos iluminar a cidade", firmou o candidato.

Quando o tema é embelezar a cidade, a proposta do candidato é renovar as paradas de ônibus, colocar bancos e lixeiras, além de construir ciclofaixas. E ao falar sobre o espaço exclusivo para os ciclistas nas ruas, Adão aproveitou para alfinetar o atual prefeito que adotou o sistema de ciclovias, o qual segundo ele, 'rouba espaço do pedestre', mais uma vez esquecido, quando o tema é mobilidade urbana.

Anel rodoferroviário

Para facilitar a circulação na cidade o petista comentou sobre a idéia de criar um anel rodo-ferroviário para facilitar o trânsito da cidade e diminuir a circulação de ônibus no centro da cidade.

O projeto consiste em fazer uma estrada com espaço para circulação de trens de passageiros e veículos automóveis. As obras iniciariam na estação Triângulo, da Assis Brasil, seguiriam até o centro, e de lá iriam para o campus da Ufrgs, no bairro Lomba do Pinheiro, interligado novamente à estação Triângulo. Villa informou que o veículo usado será decidido entre o aeromóvel e o veículo rápido sobre trilhos.

Regularização urbana

Outro tema abordado pelo candidato foi referente à regularização urbana da cidade. Segundo ele há 50 mil imóveis desocupados para um déficit de 100 mil moradias. E a proposta é vencer este déficit, com projetos como 'Minha Casa Minha Vida', e construir pelo menos 10 mil moradias ao ano.

Cidade saudável

Na área da saúde o candidato da Frente Popular promete acabar com as filas para marcação de consultas, além de instituir prontuários eletrônicos e dar ênfase às equipes de saúde da família em 100% da cidade. A pobreza, o crack e a saúde mental estão na mira do candidato que também pretende 'desafogar as emergências' da cidade.

Educação e verbas federais

Com o auxilio de verbas federais, como do Fundo Nacional de Desenvolvimento à Educação (FNDE) promete ampliar e qualificar o sistema de ensino fundamental. Villa lembra que as escolas municipais estão localizadas na periferia e são inclusivas, por isso precisam ser qualificadas.

Cidade da Inovação e Diversidade

Com o tempo já curto, Villa discorreu sobre a revitalização do 4º Distrito, que inclui os bairros Humaitá, Navegantes e outros, e que visa fortalecer a área voltada à tecnologia da informação e a economia. Tratou da questão de segurança e prometeu fazer uso de todos os instrumentos para enfrentar e prevenir a violência. Ao concluir a sua fala ressaltou: "Queremos que Porto Alegre se torne a cidade número um em qualidade".

"Vamos requalificar o transporte coletivo,
através de uma nova licitação pública"

Villa respondeu apenas duas questões formuladas pelos presentes. Uma delas sobre mobilidade urbana e a outra sobre os conflitos na cidade baixa, com o fechamento de bares. Quanto à mobilidade urbana prometeu "vamos requalificar o transporte coletivo, através de uma nova licitação pública", e alfinetou a atual administração, ao afirmar que "a prefeitura perdeu o controle sobre o transporte coletivo". E complementou: "quem dita os horários dos coletivos são as concessionárias". Além da nova licitação, promete qualificar a frota e exigir cumprimento de horários.

Sobre os conflitos na cidade baixa, o candidato mostrou-se favorável ao diálogo e afirmou:. "Conflito não é problema. Vamos sentar e dialogar. A exemplo do bairro Bom Fim, vamos construir acordos e soluções".

Cobertura online

Perfil de Adão Villaverde

villaverde-vilaniNome: Adão Villaverde
Nascimento: 6 de fevereiro de 1958
Nacionalidade: Brasileira
Formação: Engenheiro
Partido: PT-RS
Site oficial: www.villaprefeito.com.br
Redes sociais: TwitterFacebook

Engenheiro formado pela PUC-RS, Adão Roberto Rodrigues Villaverde nasceu em Alegrete (RS) e fez parte da geração fundadora do PT no Rio Grande do Sul. Foi secretário da Coordenação e Planejamento do governo Olívio Dutra entre 1999 e 2002 e eleito deputado estadual.

Se eleito prefeito, Adão Villaverde promete revitalizar a região do Humaitá, aproveitando a nova arena do Grêmio, que fica na região. Também faz um discurso voltado a sustentabilidade. "Porto Alegre não quer ser uma grande cidade, uma Detroit. Porto alegre quer ser uma cidade bem cuidada, ter um setor forte de serviços, ser ambientalmente sustentável, cuidar bem da orla do rio Guaíba. Ela quer cultura e lazer", disse à revista Época.

Fonte: Yahoo! Notícias

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA