banner multi
Capa Memória Política Eleições 2012 IPA recebe o candidato Jocelin Azambuja
IPA recebe o candidato Jocelin Azambuja Imprimir
Escrito por Ana Paula Maciel e Carlos Tiburski   
Quarta, 03 de Outubro de 2012 - 19:28

jocelin-azambujaO Centro Universitário Metodista do IPA recebeu, nesta terça-feira (02/10), o candidato à prefeitura de Porto Alegre, Jocelin Azambuja (PSL), da "coligação Renova Porto Alegre", para falar sobre os temas: mobilidade urbana e educação. O candidato, que deu mais ênfase à situação atual do país do que às propostas políticas, iniciou a palestra com relatos de seus laços afetivos com o Centro Universitário, onde ajudou a criar e fortalecer o Círculo de Pais e Mestres (CPM), sendo também o fundador da Federação dos CPMs.

Educação

O candidato, que foi líder estudantil e passou por dois mandatos como vereador da Capital, relatou a sua participação na primeira passeata até o palácio do governo contra a ditadura militar. Com o fim do regime que oprimia a liberdade da população, esperava-se melhoria na educação, entre outros aspectos. Entretanto, destacou o candidato, ocorreu o inverso. "A educação, que é o mais importante, passou a regredir no país, e hoje afeta o sistema particular e todo o sistema brasileiro com uma educação de péssima qualidade", comentou. Jocelin, que tem como slogan de campanha" Educação é a solução", ainda citou como paradoxal a comparação entre a educação e a economia do país, já que o Brasil se encontra em 89º lugar no ranking da educação, entre 120 países pesquisados, e ocupa a posição de sexta maior economia do mundo. Para o candidato, é preciso refletir sobre a educação."Quem não tem educação não tem liberdade, e sem liberdade não há democracia; portanto, somos uma semi-democracia".

"Se um aluno chega na universidade e não consegue escrever a sua língua é sinal  que fracassou o ensino fundamental e médio"

Ao traçar um paralelo com o ensino superior, o candidato do PSL comentou que hoje os cursos de direito necessitam incluir aulas de português em seu currículo."Isso é admitir o fracasso do ensino fundamental e do ensino médio". E complementou: "Se um aluno chega na universidade e não consegue escrever a sua língua é sinal que fracassou o ensino fundamental e médio". Como nenhum estudante pode ser reprovado até a quarta série do ensino fundamental, o índice de aprovação sobe nas estatísticas mundiais e não revela a realidade. A desvalorização da educação reflete na carreira, e por isso lembrou que hoje poucas pessoas desejam ser professor. Para exemplificar, comparou a nossa realidade com a do Japão, onde o professor é o único que não possui obrigação de se curvar perante o Imperador.

 

Mobilidade Urbana

 

"Como Porto Alegre não se planejou, ela está trancada"

Jocelin Azambuja abriu o tema 'mobilidade urbana' ao cometar que o trânsito de Porto Alegre não é planejado há muitos anos. "Como Porto Alegre não se planejou, ela está trancada", revelou. E apontou soluções para o problema nas alternativas de transporte, como o aeromóvel, 80% mais barata que o metrô. Ele define esta opção como algo imediato e possível de ser implantado em até três anos, nos trajetos que desafogariam a cidade, ou seja, passando sobre o Arroio Dilúvio, até a UFRGS, e sobre o corredor de ônibus da av.Assis Brasil, com a vantagem de não precisar desapropriar nenhuma área. Mesmo que ele não seja tão veloz quanto o automóvel, Jocelinenfatiza:"é preferível andar 50km/h do que seguir em maior velocidade em meio a sinaleiras e congestionamentos".

O candidato também inclui nas suas propostas o uso do catamarã com linhas públicas, para desafogar e encurtar o trânsito nos bairros localizados próximos ao Rio Guaíba. Também defende a ideia de deslocar a rodoviária e os terminais de ônibus da área central, incluindo os oriundos da Grande Porto Alegre, que fazem linha dentro da cidade, para um terminal próximo ao Aeroporto, desafogando, assim, o trânsito urbano da Capital. Outra proposta é transformar a rua Ramiro Barcelos em uma via expressa com uma elevada, na av. Protásio Alves, e uma passagem de nível na av. Independência.

"...quem manda aqui em Porto Alegre são as empresas de ônibus"

Quando questionado por um dos estudantes presentes sobre o porquê do aeromóvel não receber investimentos, visto que é a construção mais rápida e barata, Jocelin respondeu: "Porque, quem manda aqui em Porto Alegre são as empresas de ônibus".

Outra proposta do candidato é o uso do catamarã, administrado pelo município, para ligar o centro da Capital aos bairros Ipanema, Ponta Grossa, Belém Novo e Lami. Quanto aos terminais de ônibus, Jocelin defende a necessidade de instalar um ao lado do Aeroporto Salgado Filho e outro na Assis Brasil, com integração entre o aeromóvel e o Trensurb. "São propostas concretas que nós temos pra cidade, para a mobilidade urbana", definiu.


Outros temas

 

"Os espaços gratuitos na mídia custam aos cofres públicos R$700 milhões, pagos com isenções ficais aos veículos de comunicação"

Entre outros temas que o candidato discorreu na sua apresentação, estão: as eleições, que para o candidato deveriam ocorrer de forma simultânea, desde a presidência ao cargo de vereador, o que evitaria trocas de partidos e saídas de cargos para concorrer e prosseguir na carreira política; a reeleição, da qual se mostrou contrário, e o tempo de mandato, cujo ideal, para o candidato, é de cinco anos. O horário eleitoral também recebeu críticas por parte do candidato, pois na sua visão, deveria contemplar a todos os partidos com o mesmo tempo. Ele também ironizou o termo 'gratuito', já que "os espaços gratuitos na mídia custam aos cofres públicos R$700 milhões, pagos com isenções ficais aos veículos de comunicação".

"O poder público tem que existir, mas não pode interferir na máquina pública"

Quando questionado sobre a forma de tornar mais equilibrada a campanha eleitoral, Jocelin defendeu o financiamento público das campanhas eleitorais e a proibição de verbas privadas. E quando a pergunta foi sobre a proposta para os cargos em seu governo, Jocelin afirmou que irá "reduzir em 50% os cargos políticos e privilegiar os qualificados". Também defendeu a necessidade de qualificar o corpo técnico com "as melhores cabeças", mesmo lembrando que deverá concorrer com a iniciativa privada, que paga salários mais atrativos. E concluiu: "o poder público tem que existir, mas não pode interferir na máquina pública".

Cobertura online

Perfil de Jocelin Azambuja

jocelin-felixzuccoNome: Jocelin Azambuja
Nascimento: 16 de janeiro de 1951
Nacionalidade: Brasileira
Formação: Advogado
Partido: PSL-RS
Site oficial: www.jocelinprefeito17.com.br
Redes sociais: TwitterFacebook

Advogado, Jocelin Azambuja é natural de Porto Alegre e tem 61 anos de idade. Iniciou a carreira política na década de 1960, no Grêmio Estudantil da Escola Estadual Inácio Montanha. O candidato preside o PSL de Porto Alegre e foi vereador nas legislaturas entre 1993 e 2000. É casado com Slenia e pai de duas filhas.

Fonte: ClicRBS

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA